Etiquetas

, , , ,

O que se faz por cá em Ensino Doméstico? A C. está no segundo ano e optei por conciliar o manual Alfa de Matemática com os de Shanghai e de Singapura visto o primeiro estar em consonância com os restantes. A única falha que lhe aponto é a quantidade diminuta de exercícios que não permitem a consolidação dos conteúdos. De resto, é um bom manual e segue, por incrível que pareça, aspectos similares aos apresentados no método de Singapura e de Shanghai. De um a cinco, dou-lhe nota 4.

Com este ano chegou também a altura de aprender gramática e optei por lhe comprar a gramática de 1.º ciclo da Maria Helena Marques. Saliento o facto de também existirem livros de exercícios gramaticais, da mesma autora, por ano de escolaridade.

Este ano a C. pediu-me para aprender História. Ainda ponderei em lhe ensinar História de Portugal, mas não me pareceu fazer sentido aprender a história do país sem primeiro entender, de forma geral, o mundo que a envolve. Assim surgiu uma nova disciplina: História Universal. A designação peca por falta de rigor visto ter iniciado o estudo pelo Big Bang e a origem do Universo e Sistema Solar.

Segui este tutorial para fazer o lapbook do sistema solar e para concretizar o sistema solar feito num fio de lã, à escala, usei este recurso, na minha opinião extraordinário, do site Teachers pay Teachers: https://www.teacherspayteachers.com/Product/Astronomy-and-Space-Science-Earth-Science-Interactive-Notebook-1797379

Neste momento a C. anda à descoberta dos dinossauros e já começou a fazer um diorama.

IMG_20171024_114901 (2).jpg

O que se seguirá a seguir? A evolução da espécie, os primeiros hominídeos, o Homo Sapiens e as primeiras civilizações. Tudo adequado à mente de uma garota de 7 anos e muito, muito simplificado. A Árvore da Vida de Peter Sis, parece-me ter o potencial para ser um bom auxiliar no que toca à explanação do conceito de evolução da vida.

TOUCH esta imagen para descubrir su historia. Etiquetado de imágenes con la tecnología de ThingLink

 

IMG_20171024_115313.jpg

Os primeiros passos na aquisição da Língua Inglesa também já foram dados. Um amigo meu vendeu-me este livro por uma pechincha e depois só precisei de adquirir o Activity Book. Nunca é demais referir que o Pinterest é um excelente motor de busca e que existem imensos sites com conteúdos gratuitos direccionados para professores de inglês (língua estrangeira).

IMG_20171024_115435.jpg

Até à próxima!

Anúncios