Etiquetas

,

Acredito que quando se trata de facilitar a aprendizagem se deve usar o máximo de estratégias e de métodos diferentes. Julgo que o ensino da matemática, em especial, requer essa flexibilidade. Neste momento estou a reforçar a aprendizagem da subtracção até 20. Dei-lhe várias estratégias para resolver as subtracções (contagem pelos dedos, barras cuisenaire, contagem de objectos, uso da régua…) tal como já tinha feito com a adição. Interessa salientar que ela anda há cerca de dois meses a trabalhar a subtracção até 20. Considero inútil avançar na matéria sem que haja uma mestria total dos conteúdos anteriores. Tal como numa casa, os alicerces têm de ser bem construídos para que desastres futuros sejam evitados. É assim que vejo a aprendizagem das bases da matemática, neste caso da aritmética.

O método de Singapura oferece outra estratégia a adicionar às outras que já usei. Chama-se “Take from Ten” e o seu mecanismo de resolução é bastante interessante:

img_20170126_152541img_20170126_152634img_20170126_153220

Se ainda assim não conseguirem compreender, julgo que este vídeo poderá esclarecer as dúvidas que ainda persistirem:

Anúncios