Etiquetas

,

2015-01-09-consumerism.png

Até cá em Portugal já temos o “Black Friday”. Só por email devo ter recebido mais de trinta convites para comprar desde pantufas a sofás com descontos simpáticos. Este convite ao consumo desenfreado é demente. Numa semana onde li que mais de um terço dos portugueses não consegue esticar o salário de forma a poder pagar contas básicas sou bombardeada com publicidade que me garante que se eu comprar o artigo x a 25% de desconto estarei a ser: inteligente, poupada e serei muito mais feliz. O que é certo é que toda a gente que cair no engodo deste dia e promoções futuras só vai atingir uma única coisa: ter menos dinheiro na conta bancária e poupança zero. Como infelizmente se compra cada vez mais e de pior qualidade (Primark, por exemplo) entra-se no ciclo vicioso de se ter de comprar mais para se poder substituir aquilo que nem um mês durou (ai a roupinha descartável). A conta bancária sofre e o ambiente também.

buy-nothing-day-2

Hoje celebra-se o dia internacional de protesto contra o consumo. Hoje também protesto porque o consumo desenfreado dos ocidentais já deixou as suas marcas no único planeta que se conhece que seja habitável. E é esse planeta que vou deixar à minha filha e aos meus potenciais netos e bisnetos. Pela vossa saúde e pela vossa liberdade financeira comprem menos e de forma inteligente. Agradeço em nome da minha filha e dos que cá estiverem daqui a 50 anos.

