Etiquetas

Enquanto costuro tenho aproveitado para ouvir vídeos sobre educação e psicologia. Quando encontro algo que considero de valor gosto de partilhar. Há alguns anos atrás ouvi falar do livro “Hold on to your children”. Na altura li o resumo e não pensei muito no assunto. A C. ainda era muito pequenina e o mundo da maternidade estava restringido à amamentação, mudança de fraldas e aos primeiros passos. Na semana passada encontrei um vídeo interessante e por o considerar importante decidi partilhá-lo.

Gordon Neufeld refere que tal como não existem árvores demasiado seguras à terra também não existem filhos com laços demasiado fortes aos pais/cuidadores. De facto, existem crianças e adolescentes sem laços sólidos com a família  e que só podem contar, na maioria das vezes, com as relações voláteis com outros adolescentes/crianças. Como tal, são inseguros, propensos à violência, a relações tóxicas e a outros problemas que são mencionados no vídeo. O autor refere como sofreu bullying na escola e que ao contrário do que se possa pensar, conseguiu ultrapassar isso sem grandes mazelas e com a auto-estima intacta. O que foi que permitiu a sua sobrevivência mental e emocional sem nunca duvidar de si próprio? A resposta é clara: a ligação emocionalmente forte que tinha com a mãe e com uma professora. Elas eram os alicerces do seu mundo. Seremos nós também os alicerces emocionais dos nossos filhos e do mundo em que eles vivem?

TreeRoots.jpg

Poderia falar mais sobre a palestra mas aconselho a visualização do vídeo “Kids need us more than friends” e se quiserem saber mais sobre o autor deixo aqui o link para o seu instituto: http://neufeldinstitute.org/

 

Advertisements