Etiquetas

A massa fresca sem glúten, além de ficar muito mais barata é uma boa opção às massas feitas com farinha de milho. Existe uma percentagem considerável de pessoas celíacas/intolerantes que não conseguem consumir milho sem sentirem sintomas desagradáveis. O mundo dos alimentos processados sem glúten são, na sua maioria, fabricados com amido de milho e com ingredientes que me parecem pouco adequados para uma alimentação que deveria, em situações ideais, recuperar o intestino danificado por anos de consumo de glúten.

Como da última vez publiquei a foto da receita sem a traduzir para português vou passar a indicar o que é necessário para a sua realização.

Ingredientes (para duas pessoas):

114 gramas de farinha de arroz;

57 gr de polvilho doce;

1/2 colher de chá de goma xantana (uso alga ágar-ágar);

1/2 colher de chá de sal fino;

1 ovo grande;

1 gema de ovo grande;

1 colher de sopa de azeite;

1 colher de sopa de água.

Misturam-se os ingredientes secos numa tigela e os restantes num copo à parte.

IMG_2580[1]

De seguida, adicionam-se os ingredientes líquidos aos secos e misturam-se bem com a ajuda de um garfo. A determinada altura será necessário amassar com as mãos. Se a massa estiver muito seca junta-se um pouquinho de água (umas gotas), se estiver muito húmida um pouco de polvilho doce.

Deverão ser capazes de moldar a massa numa bola:

IMG_2581[1]

A partir deste momento ou começam logo a cortar a massa ou podem envolvê-la em película aderente e guardá-la no frigorífico durante uma hora ou duas. Prefiro refrigerá-la sempre antes de a estender e cortar.

Uso uma máquina manual de cortar  da Tescoma. Poderão usar uma faca que corte bem para cortar a massa às tiras.

IMG_20160131_121157 (1).jpg

Primeiro passo estender a massa. Uso um rolo de estender pasta de açúcar porque me parece que a massa se cola menos. Polvilhem primeiro a bancada com farinha de arroz e estendam a massa com cuidado, polvilhando-a com um pouco de farinha se necessário.

IMG_20160131_121617.jpg

 De seguida, e com cuidado procedam ao corte da massa.

IMG_20160131_122315.jpg

Não se preocupem se não ficar perfeito. O objectivo é que façam a vossa própria massa e se divirtam com isso. Levantem cada tira com cuidado e se alguma parte da massa estiver colada à bancada usem uma faca para a separar. Coloquem as tiras numa tábua bem polvilhada com farinha de arroz.

IMG_20160131_123949.jpg

Para a cozedura devem usar uma panela grande. Coloquem cerca de 3 litros de água e temperem-na bem com sal. Adicionem um pouco de azeite. Assim que a água começar a ferver, coloquem a massa e mexam-na gentilmente. A massa coze em cerca de dois minutos. Coem a massa num escorredor e sirvam a vosso gosto.

Bom apetite!

Advertisements