WIN_20160126_17_50_36_Pro

São inúmeros os blogues com dicas de poupança. No entanto, até à data, ainda não tive o prazer de encontrar no meio de tanta sugestão a seguinte verdade: só pode poupar quem tem dinheiro. Se alguém tem uma remuneração tão baixa que só lhe permite sobreviver ao longo de cada mês é um atentado à inteligência e de uma crueldade lancinante apontar o dedo a essa pessoa por não ser capaz de poupar. Há que ter clareza e saber fazer contas. Quando o rendimento auferido ao fim de cada mês serve apenas para pagar as contas sem margem de poupança, alegar que toda a gente pode poupar é, no mínimo, de uma insensibilidade terrível.

Com o primeiro ponto assente (só pode poupar quem tem dinheiro) passamos para o seguinte ponto: para se poupar é necessário saber onde se gasta. É impensável conseguir ter uma poupança mensal efectiva se não houver um controlo consciente e um registo correcto das despesas. Não é raro alguém assumir que não pode poupar quando, de facto, nem sabe para onde vai o dinheiro ao longo do mês. Falo por experiência própria.

Assim sendo, o primeiro ponto funde-se no segundo originando a seguinte afirmação: se alguém acha que não pode poupar terá primeiro de efectuar um controlo rigoroso das despesas para ter a certeza de que não está a gastar o dinheiro de forma insensata. Só depois de tal processo poderá afirmar com toda a razão se pode ou não pode poupar.

Para se efectuar tal controlo das despesas basta lápis e papel. Ao longo do mês registam-se todas as despesas: casa (seguro, IMI, condomínio), luz, água, gás, internet, telemóveis, alimentação, transportes/carro (combustível, imposto de selo, seguro, revisão e manutenção), roupa, calçado, etc..

Se gastar mais do que ganha há um problema grave que exige imediata intervenção e correcção. Se gastar tudo o que ganha poderá existir manobra para poupança. Por fim, se ao fim de cada mês tiver saldo positivo é possível que possa poupar mais fazendo os ajustes necessários.

E por aí, também fazem orçamento mensal de todas as despesas?

Advertisements