Etiquetas

Com o terrível material que “encolhe” fiz um poncho para andar mais quentinha em casa. Usei uma mistura de lã com fio de Alpaca, aqueles bichinhos adoráveis que parecem um cruzamento de camelo com girafa.

IMG_1421[1]

O modelo é o DROPS 140-21 e optei por não fazer a gola alta. Desde há vários anos que não suporto ter coisas à volta do pescoço. Também fiz pequenas alterações ao modelo porque reparei que, mais uma vez, comprei lã a menos. O poncho ainda não está bloqueado daí o seu aspecto pouco esticado. Dou cinco estrelas ao projecto: fácil de executar, quente e confortável.

Não compreendo ou custa-me a entender a razão pela qual a lã, a partir de meados dos anos 80, começou a ser desprezada. Lembro-me de a minha mãe fazer camisolas e casacos com aquele tipo de lã que picava mas que nos mantinha quentes mesmo nos dias mais frios do ano. Nos anos 90 começou a usar fios de acrílico porque não picavam, eram mais baratos e muito mais bonitos. Poucos anos depois decidiu não fazer mais malha porque as lojas vendiam camisolas e casacos de malha baratos e muito bonitos. Quando aprendi a tricotar desconhecia que existissem fios sem ser de lã. A primeira camisola que fiz foi com o tal fio de lã que picava. Mais tarde comprei mais lã e fiz mais algumas peças para mim, sempre debaixo do olhar severo da minha mãe que me dizia: “Não vale a pena ter tanto trabalho! Compras mais barato nas lojas!”

Quase quinze anos depois de ter tricotado a minha primeira camisola não poderia estar mais em desacordo com os conselhos maternos na matéria. Embora os fios de fibra natural sejam mais caros e o acto de tricotar ocupe imenso tempo, uma camisola ou peça de roupa tricotada com bom material ficará sempre mais barata que uma peça comprada na loja. A lã tem uma durabilidade fantástica, desde que bem estimada, tem excelentes propriedades térmicas, é impermeável e permite a respiração da pele.

E agora outros projectos me chamam. E quase todos envolvem agulhas e fio de lã. 🙂 E talvez esteja na altura de aprender a tirar fotos em condições…

