Etiquetas

É assim o melhor pão do mundo, na minha opinião. É o melhor porque além de ser delicioso não custa nadinha a fazer. Nada de força de braços para fortalecer o glúten da massa. Este pão trabalha sozinho. Uma dádiva para todos aqueles que procuram formas mais ociosas de desfrutar da vida.

Tudo começou ontem, sábado à noite, enquanto andava a ver as novidades da Blogosfera. Este post no blogue Frasco de Memórias despertou o meu interesse. Durante muito tempo fiz o meu pão fazendo uso da força de braços e perto da mudança de casa tive de parar porque o cansaço não permitia tais luxos. Quando vi a receita do no-knead bread tive de experimentar de imediato. Ontem à noite deixei a massa a levedar e hoje cozi o pão dentro de uma panela de ferro. Foi o melhor pão que já fiz/comi. Alterei um pouco a receita e usei todos os ingredientes que usava dantes e levedei a massa duas vezes. A receita de base foi esta com algumas pequeninas alterações.

Receita:

500 gramas de farinha branca (usei a marca Espiga);

400 ml água tépida

7 gramas de fermento seco

15 gramas de açúcar

15 de sal

Mistura-se o sal na farinha (nunca na água onde se dissolve o fermento). Dissolve-se o fermento e o açúcar na água. Depois, com a ajuda de uma colher, mistura-se tudo numa tigela grande durante um minuto. Tapa-se e deixa-se a levedar durante 12 horas à temperatura ambiente. O objectivo é que a levedação se faça lentamente. Se, por exemplo, estiver um dia quente de Verão convém fazer a levedação num quarto fresco da casa ou, então, no frigorífico.

Após as doze horas a massa deve estar cheia de borbulhas à superfície. Retira-se a massa para a bancada e dobra-se a massa ao meio uma ou duas vezes. Deixa-se a massa descansar durante quinze minutos. Entretanto cobre-se um pano de algodão com imensa farinha, sêmola, sementes, etc.. e coloca-se a massa previamente moldada em forma de bola. Polvilha-se generosamente com farinha e, com o mesmo pano ou com outro, cobre-se e deixa-se levedar até dobrar de tamanho. Uma ou duas horas bastarão.

O forno deve ser pré-aquecido a 230º-250º com uma panela de ferro ou de barro. Se for uma panela de ferro revestida com esmalte por dentro deve-se colocar água que depois se retira antes de se colocar a massa.  Coloca-se a massa dentro da panela e tapa-se com a tampa. Coze-se durante 30 minutos. Após esse tempo retira-se a tampa e deixa-se cozer durante mais 15 minutos.

IMG_0744[1]

Retira-se do forno e da panela, deixa-se arrefecer e depois é comer com manteiga.

IMG_0746[1]

O incrível é que sem amassar consegue-se uma textura extraordinária e alvéolos lindos!

 

IMG_0748[1]

Bom apetite!

Anúncios