Etiquetas

,

Blusa Patrones

Blusa Patrones

É um facto universalmente reconhecido que um corpo precisa de roupa à sua medida. Mas passar das palavras à prática não é fácil.  A indústria do pronto-a-vestir concedeu a maravilha de comprar e vestir logo. Não é de admirar que se tenha tornado uma conveniência tão grande. No entanto, ao longo das décadas o pronto-a-vestir perdeu qualidade tanto a nível da confecção como dos materiais. Hoje usa-se para deitar fora quase a seguir. E usa-se o que fica menos bem, o que fica apertado ou demasiado largo, comprido ou curto porque perdeu-se o gosto (e a capacidade logística e financeira) de usar roupa à medida.

De acordo com este artigo costurar a própria roupa poderá elevar a auto-estima. A questão é que quando entramos numa loja todos os tamanhos são feitos para um corpo pré-definido. Um corpo artifical que não se compadece das nossas gordurinhas, do peito maior ou menor, da medida de cintura, em suma, da individualidade corporal de cada um. Foi assim que entrei em paranóia quando não consegui, há uns bons meses, encontrar um camiseiro que me servisse. Se me servia no peito não servia na anca e vice-versa. Fiquei deprimida com tal situação porque não me bastou pensar muito para chegar à conclusão que vestidos também estavam fora de questão. Solução? A obrigatoriedade de fazer a minha própria roupa.

Até agora não me tenho saído muito mal. Fiz três saias, três t-shirts, duas blusas e se tudo correr bem faço um vestido para usar enquanto o Verão não desaparece. Foi fácil? Não. Nada fácil. As blusas são para substituirem duas das t-shirts que não me agradam. Aprendi a custo que há uma regra essencial na costura e que permite poupar trabalho e dinheiro:

Fazer sempre uma prova com um tecido velho!

Levo mais tempo a fazer as coisas mas fazer um muslim (como se diz pelos países anglófonos) permite não só verificar se é o tamanho certo, como fazer todas as alterações necessárias para se obter uma peça de roupa verdadeiramente ajustada ao nosso corpo. E também permite mudar de ideias e escolher outro molde de roupa. A blusa da foto ainda não tem os botões. Odeio fazer casas. E faço-as à máquina. Nem sei como seria se as tivesse de fazer manualmente…

