Etiquetas

,

Imagem

Aqui está uma daquelas coisas que me sabe melhor de Inverno. Aliás, em países como Itália, o gelado é consumido em qualquer altura do ano. Como por cá é Verão e o gelado é visto como sobremesa refrescante deixo aqui uma receita simplesmente deliciosa. É condição quase obrigatória ter uma máquina de fazer gelado que, felizmente, já se encontram ao alcance de quase qualquer carteira. Quem não tiver hipótese de comprar uma poderá optar pelo método de congelação e de ir quebrando os cristais de gelo de 3 em 3 horas ou, então, inovar com os utensílios básicos de cozinha. Basicamente consiste em se usar a tigela onde se coloca o preparado para o gelado dentro de outra maior cheia de gelo. O preparado para o gelado é batido à mão com uma varinha ou com uma batedeira eléctrica. Podem ver mais pormenores acerca desta técnica aqui: http://www.thekitchn.com/how-to-make-ice-cream-without-124210

Deixo aqui a receita do melhor gelado que já preparei em casa.  Um copo equivale mais ou menos a 250 ml. Uso um copo medidor que tem o sistema de cups não precisando assim de fazer a equivalência.

Gelado Caseiro de Baunilha

4 gemas de ovos (as claras podem ser congeladas dentro de sacos de plástico e usadas mais tarde em Pavlovas, merengues, suspiros…);

1/2 copo de açúcar granulado branco;

1 copo de leite;

1 copo de natas;

2 colheres de chá de essência de baunilha ou uma vagem de baunilha;

Numa tijela média juntem as gemas de ovo ao açúcar e batam com uma varinha ou batedeira eléctrica até ficar com consistência de um creme de cor clara. Entretanto aqueçam o leite numa panela pequena em lume baixo. Assim que começar a ficar quente com bolhinhas nos cantos da panela retirem do lume. Não deixar ferver!

Vertam o leite quente sobre o creme de ovos sem nunca deixar de mexer. Voltem a colocar tudo dentro da panela. Agora vem a parte mais chata. A lume baixo e sem deixar de mexer aqueçam a mistura até que passe do estado espumoso a consistência de creme. Se usarem um termómetro, a mistura tem de alcançar os  70/80º celsius. Nunca deixem ultrapassar esta temperatura porque se tal acontecer poderá coalhar. Se coalhar retirem do lume e passem com a varinha mágica para retirar os grumos.

Agora é deixar o creme arrefecer. Ou colocam no frigorífico ou então, se estiverem com um ataque de gula, usam o método que usei. Colocam a panela dentro de uma tigela grande com água e gelo e mexam até o creme estar frio. Depois, adicionam as natas e a essência de baunilha. O passo seguinte é transformar tudo em gelado. Ou usam uma máquina de fazer gelado, colocam no congelador (tendo depois de partir os cristais de gelo de 3 em 3 horas), ou então usam o método cujo link coloquei acima.

No fim, e aí vem a parte mais trabalhosa: vão ter de colocar o gelado em tigelas, atribuir uma colher de sobremesa a cada uma e distribuir as tigelas pelos gulosos que habitarem em vossa casa. Bom apetite!

Receita retirada e adaptada daqui: http://whatscookingamerica.net/Desserts/HomemadeIceCream.htm

Nota: Mais de vinte e quatro horas depois de ter feito o gelado e de ter colocado o que sobrou dentro do congelador (cá em casa andam pouco gulosos) ainda se retira muito bem com uma colher e não mostra sinais de cristalização.

Anúncios